São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) leva em conta seu ranking para definir a ordem dos confrontos na Primeira Fase da Copa do Brasil. Mas sempre há "buracos" no critério da entidade. Tanto é verdade que clubes sem divisão e rebaixados no Campeonato Brasileiro terão a vantagem do empate no confronto único. (Clique na imagem abaixo e confira todos os confronto da fase inicial da Copa BR 2018!)
O Ituano, por exemplo, está no torneio por ter sido campeão do interior no Paulistão. Mas o Galo não disputará nenhuma divisão nacional. Ainda assim, o Ituano terá vantagem contra o Uberlândia, um dos representantes mineiros na Série D. A situação do ASA também é interessante. O Fantasma foi rebaixado na Série C, mas manteve sua vantagem na Copa BR.Os alagoanos vão encarar o Corumbaense, campeão sul-mato-grossense e também presente na Série D de 2018. Falando na última divisão nacional, América de Natal e Rio Branco são outros clubes com a possibilidade do empate na Primeira Fase. Detalhe: o Mecão sequer brigou pelo acesso na Série D de 2017. O América vai encarar o Tubarão, campeão da Copa Santa Catarina, enquanto o Estrelão desafiará a Inter de Limeira, vice-campeã da Copa Paulista.
A Primeira Fase da Copa do Brasil ainda privilegiará Ponte Preta, Coritiba, Atlético Goianiense, Avaí, Santa Cruz, ABC e Náutico. Os quatro primeiros foram degolados na Série A do Brasileirão e os três nordestinos amargaram o descenso na Série B. Nada, porém, respingou no currículo desses clubes.
Em relação aos campeões da Copa BR, a presença é quase total. Haverá apenas duas ausências na próxima temporada. Cruzeiro, atual e maior vencedor da competição, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco e Santos entrarão apenas nas oitavas de final por causa da disputa da Libertadores. Já Atlético Mineiro, Sport, Fluminense, Juventude, Internacional e Criciúma estarão no torneio desde o início. As únicas ausências serão dos campeões Paulista e Santo André.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Ceará e Paraná têm as maiores pontuações, mas em 2018 estarão na Série A do Brasileirão
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2018 terá como novidade o fim do "gol qualificado". A CBF já tinha derrubado o "gol qualificado" na final, mas agora a regra também passou para todas as fases com duas partidas. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O torneio será disputado em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.