Pará - A Copa Verde terá sua quinta edição em 2018. O torneio regional contará com clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Na próxima temporada só não haverá representantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Há clubes das Séries B, C e D e até mesmo sem divisão. O sul-mato-grossense Operário enfrentará o Cuiabá, campeão em 2015.
Além do Operário, outro clube sem divisão poderá disputar a Copa Verde. O amazonense Princesa do Solimões está na Preliminar e terá que passar pelo tocantinense Interporto, integrante da Série D. Na fase anterior às oitavas de final há ainda Corumbaense e Ceilândia, ambos clubes do último escalão nacional. A Série D ainda ostenta Brasiliense, Itapemirim, Manaus, Real Ariquemes, Rio Branco, Santos, São Raimundo e Sparta.Com tantos clubes, a divisão terá confrontos entre integrantes da Série D. Esse será o caso do campeão capixaba Itapemirim com o campeão candango Brasiliense. O tocantinense Sparta medirá forças ante o rondoniense Real Ariquemes. Sem falar que o São Raimundo vai encarar o Rio Branco. Já a Série C contará com o atual campeão do torneio.
Rebaixado na Série B, o Luverdense disputará a Série C em 2018. Nas oitavas de final da Copa Verde, o LEC terá que esperar o vencedor entre Corumbaense e Ceilândia. A Série C ainda contará com o Atlético Acreano, que obteve o acesso em 2017. Cuiabá e Remo são outros clubes do terceiro escalão nacional. Enquanto isso, a Série B terá apenas o Paysandu.
Dos 20 participantes da próxima edição, nada menos do que nove já deram a volta olímpica
Leia a notícia completaCriada em 2014, a Copa Verde registra quatro campeões. O atual vencedor é o mato-grossense Luverdense que superou o Paysandu. Um ano antes, o Papão deu sua volta olímpica ao bater o Gama. Já em 2015, o campeão foi o Cuiabá que ganhou do Remo. Na primeira edição do torneio regional, o lugar mais alto do pódio ficou com o Brasília, algoz do Paysandu.
A Copa Verde, como de costume, será toda disputada em mata-mata com jogos de ida e volta. O campeão da Copa Verde garantirá vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil 2019. O torneio começará em 21 de janeiro.