|
|
Pernambuco - O Nordeste foi a primeira região a dominar o futebol brasileiro. Em 1959, o Bahia abocanhou a Taça Brasil - primeira edição de um torneio nacional. Mas de lá para cá muita coisa mudou. E pelo cenário atual, os nordestinos poderão sofrer consideráveis cortes. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, desde 2005 o Nordeste não fica restrito a apenas um clube na Série A do Campeonato Brasileiro.
Na atual temporada, a região conta com três representantes na elite. O melhor colocado é o Sport que aparece na 8ª colocação com 25 pontos - seis a menos do que o G4. Mas a dupla baiana amarga a zona de rebaixamento. O Bahia aparece no 18º lugar com só 16 pontos. Pior faz o Vitória, lanterna com apenas 15 pontos.De acordo com o levantamento do Sr. Goool, 13 clubes já deixaram a Série D sem uma única vitória
Leia a notícia completaMas muita coisa ainda pode acontecer. As duas principais divisões do Brasileirão vão iniciar só agora o 2º Turno. Há chances de recorde de nordestinos na elite ou de completo fracasso. Em 2005, por exemplo, apenas o Fortaleza figurava na Série A. Esta foi a última vez que os nordestinos contaram com apenas um clube no Brasileirão.
Lembra?
Em 2006, o Tricolor cearense ganhou a companhia do Santa Cruz. Mas tudo mudou com 2007. O Nordeste contou com as presenças de Sport, Náutico e América de Natal. Três clubes é o recorde nordestino na Série A. Em 2008 e 2009, Vitória, Sport e Náutico estiveram no Brasileirão.
Mas a cota caiu em 2010 e em 2011. Nas duas oportunidades, a elite contou apenas com Ceará e Bahia. Em 2012, o Nordeste voltou a mostrar força com Náutico, Bahia e Sport. Já na temporada passada, o Vitória entrou na vaga do Sport e se juntou a Bahia e Náutico na Série A do Brasileirão.
No próximo domingo, o Sport receberá o Criciúma, na Ilha do Retiro, em Recife, às 16 horas, pela 18ª rodada. No mesmo dia, mas às 18h30, o Vitória vai encarar o Flamengo, no Barradão, e o Bahia terá pela frente o Grêmio, em Porto Alegre.