Pará - A edição 2018 do Campeonato Paraense terá início neste sábado com cobertura total do Sr. Goool. O jogo de abertura será entre Independente e Paragominas às 18 horas (horário de Brasília). Mas a 1ª rodada seguirá até quarta-feira, 17 de janeiro, quando o atual bicampeão Paysandu começará a defesa do título ante o Parauapebas no Estádio da Curuzu, em Belém, às 21h30. O Papão, aliás, defenderá invencibilidade em casa de quase três anos, segundo levantamento do Sr. Goool. A tabela, o regulamento e o simulador do Estadual do Pará já estão disponíveis aos torcedores internautas.
Os dois últimos títulos do Paysandu foram conquistados sem um tropeço sequer diante da torcida bicolor. No ano passado, o Papão obteve quatro vitórias e três empates como mandante. As únicas derrotas, em 2017, aconteceram fora de casa ainda nas primeiras rodadas do Estadual. Em 2016, o Paysandu foi campeão invicto. Em casa foram quatro triunfos e quatro empates.A última derrota do Bicolor como mandante aconteceu apenas em 8 de abril de 2015. Mas um fato chama a atenção. Aquele tropeço foi imposto pelo Parauapebas, justamente o adversário da estreia do Paysandu em 2018. O PFC venceu, por 3 a 1, em plena Curuzu. Desde então, contudo, o Paysandu não perdeu mais em casa no Paraense. Sem falar que o Papão ainda poderá encerrar um longo jejum.
O clube da capital, maior vencedor do Pará com 47 conquistas, tentará sua terceira volta olímpica seguida. O Paysandu não garante o genuíno tricampeonato desde o início do século XXI, quando levou o Estadual em 2000, 2001 e 2002. Mas o rival Remo quer estragar a festa do Paysandu. A estreia do Leão será no domingo, às 17 horas, no Mangueirão, contra o Bragantino, que esteve fora da elite nos últimos dez anos.
Em 2018, segundo levantamento do Sr. Goool, serão 76 clubes com o mesmo nome dos seus municípios
Leia a notícia completaNa semifinal (1º do A1 x 2º do A1 e 1º do A2 x 2º do A2), disputa do 3º lugar e final serão jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado terão vagas na Copa do Brasil 2019. Os dois primeiros colocados ainda se classificarão à Série D do Brasileirão 2019. O campeão também garantirá vaga na Copa Verde 2019.