São Paulo - Guarani, Oeste, Operário e Ypiranga podem estar dentro das principais divisões do Campeonato Brasileiro, mas o quarteto será obrigado a disputar a divisão de acesso no Estadual 2018. A pior situação é do Bugre, justamente o único campeão brasileiro entre os quatro. O Guarani foi rebaixado na Série A1 do Paulistão em 2013. Desde então, o representante de Campinas disputa a Série A2 (equivalente a 2ª divisão).
Daniel Kiesa / GuaraniGuarani e Oeste voltarão a se encontrar na Série A2 do Campeonato Paulista em 2018! Para complicar um pouco mais, o técnico Fernando Diniz, contratado em dezembro, trocou o Guarani pelo Atlético Paranaense na última terça-feira. Os paulistas, agora, sob o comando de Umberto Louzer - auxiliar efetivado pela diretoria -, terão pouco tempo para reorganizar a temporada.
A estreia na Série A2 será na quarta-feira, 17 de janeiro, às 19h30, em Barueri, contra o Oeste. O Rubro, aliás, é outro clube das divisões do Brasileirão que está fora da elite estadual.
Seis clubes das oitavas de final da UEFA Champions League lideram os campeonatos em seus países
Atual fase do torneio mais importante da Europa conta com representantes de nove países
Leia a notícia completa Assim como o Guarani, o Oeste disputa a Série B do Brasileirão. Em 2017, por sinal, a Onça chegou a brigar pelo acesso. No Paulistão, o Oeste foi rebaixado em 2016 e, no ano passado, não conseguiu o acesso. O mesmo aconteceu com o Operário. Mas a história do Fantasma é um pouco mais assustadora. O Operário foi campeão do Campeonato Paranaense em 2015. Na temporada seguinte, no entanto, o clube de Ponta Grossa amargou a queda para a 2ª divisão.
Como se isso não bastasse, o Operário não conseguiu o acesso em 2017 e voltará a disputar a 2ª divisão do Paranaense. O Fantasma, ao menos, chega animado para a atual temporada após conquistar o acesso com direito a título na Série D do Brasileirão. Por fim, o Ypiranga foi rebaixado no Gauchão 2017 e terá que disputar a 2ª divisão, fato que não acontecia desde 2014. O Canarinho, assim como o Operário, está na Série C 2018.