São Paulo - A Seleção da República Democrática do Congo se classificou para as quartas de final da Copa Africana de Nações, mas não tem motivos para comemorar. A RD Congo é a quarta seleção a passar de fase no torneio africano sem conquistar uma única vitória. Isso mesmo! A República Democrática do Congo não venceu nenhum dos seus adversários no Grupo B e, mesmo assim, avançou para o mata-mata.
A República Democrática do Congo estreou com empate, por 1 a 1, diante da Zâmbia. No duelo contra Cabo Verde, o empate foi sem gols. Já contra a Tunísia, no jogo da classificação, a Seleção da RD Congo voltou a empatar, por 1 a 1. O Grupo B, aliás, teve apenas uma vitória em três rodadas. A líder Tunísia venceu a Zâmbia, por 2 a 1.Não por acaso, a segunda vaga foi definida apenas nos critérios de desempate. A Seleção da República Democrática do Congo somou três pontos e teve saldo de zero, assim como Cabo Verde. Mas a RD Congo passou de fase por causa do número de gols marcados (2 a 1). Com a classificação sem vitória, a República Democrática do Congo iguala as seleções do Mali, Zaire e Congo que também não venceram, mas levaram a vaga.
Fracasso!Em 1992, Zaire e Congo passaram de fase sem triunfar. A Seleção de Zaire empatou, por 1 a 1, com Camarões e Marrocos. Enquanto isso, Congo ficou no 0 a 0 com a Costa do Marfim e no 1 a 1 com a Argélia. Nas quartas de final, porém, as seleções foram eliminadas. Zaire perdeu para a Nigéria, por 1 a 0, enquanto Congo apanhou de Gana, por 2 a 1.
A Copa Africana de Nações 2015 ainda poderá ter mais duas seleções classificadas sem vitória. O Grupo D tem Camarões, Costa do Marfim, Guiné e Mali. Em todos os jogos, estas seleções empataram, por 1 a 1. A rodada final será na quarta-feira. Os camaroneses vão encarar a Costa do Marfim, enquanto a Guiné pegará Mali.
A Copa Africana de Nações já tem dois confrontos definidos nas quartas de final. A República Democrática do Congo vai pegar a Seleção de Congo, líder do Grupo A, enquanto a Tunísia enfrentará a Guiné Equatorial, dona da casa.
Clube da capital perdeu as últimas três partidas que disputou pelo Estadual
Leia a notícia completaEnquanto isso, Costa do Marfim (1992), Zâmbia (2012), Sudão (1970), Tunísia (2004), Argélia (1990), África do Sul (1996), Etiópia (1962), Marrocos (1976) e Congo (1972) aparecem com um título cada na Copa Africana de Nações.
Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro países cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas de final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do 3º lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.