Rio de Janeiro - Em um jogo marcado pela selvageria entre "torcedores" de Atlético Paranaense e Vasco, o clube carioca amargou seu segundo rebaixamento em cinco anos no Campeonato Brasileiro. Com a queda do Gigante da Colina e o descenso do Fluminense, o Rio de Janeiro se junta a Pernambuco e São Paulo - outros estados que também tiveram dois clubes rebaixados no mesmo ano.
O Sr. Goool levou em conta a atual fórmula de disputa com 20 clubes, imposta em 2006. Logo no primeiro ano, o estado de São Paulo ficou sem dois clubes na elite. Ponte Preta e São Caetano foram degolados, assim como Fortaleza e Santa Cruz. O fato voltou a acontecer em 2010, quando Guarani e Grêmio Prudente caíram para a Série B ao lado de Vitória e Goiás.
Flu já havia sido rebaixado em 1997 e, em 1998, ainda caiu para Série C, onde foi campeão em 1999
Leia a notícia completaDe novo!
O Vasco, que começou a Série A no 7º lugar, teve altos em baixos. A primeira vez dos cruzmaltinos na zona do descenso foi na 7ª rodada, com o 17º lugar. Mas até o final do 1º Turno, não houve dores de cabeça para os vascaínos. Tudo piorou, porém, a partir da 21ª rodada. Durante estas 17 rodadas, o Vasco ficou fora da degola apenas em duas oportunidades.
Enquanto isso, o Fluminense entrou no Brasileirão e, após a 1ª rodada, estava no 6º lugar. A melhor colocação do clube carioca foi o 4º lugar durante a 3ª e a 5ª rodada. Mas na 9ª rodada, o Fluminense esteve pela primeira vez na zona de rebaixamento, ao terminar no 17º lugar. O tricampeão brasileiro voltou a degola na 33ª rodada, resistiu, mas ao fim da 37ª rodada amargava o 18º lugar.
O Vasco foi rebaixado no 18º lugar com 44 pontos ao ser derrotado pelo Atlético Paranaense, por 5 a 1. Enquanto isso, o Fluminense - mesmo com o triunfo, por 2 a 1, sobre o Bahia, em Salvador - caiu na 17ª colocação com 46 pontos. O Gigante da Colina esteve na Série B em 2009, enquanto o Fluminense disputou o segundo escalão nacional em 1998.
Confira todos os clubes rebaixados no Brasileirão de pontos corridos:
2006
Ponte Preta-SP
Fortaleza-CE
São Caetano-SP
Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP
Juventude-RS
Paraná-PR
América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC
Vasco-RJ
Portuguesa-SP
Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR
Santo André-SP
Náutico-PE
Sport-PE
2010
Vitória-BA
Guarani-SP
Goiás-GO
Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR
Ceará-CE
América Mineiro-MG
Avaí-SC
2012
Sport-PE
Palmeiras-SP
Atlético Goianiense-GO
Figueirense-SC
2013
Fluminense-RJ
Vasco-RJ
Ponte Preta-SP
Náutico-PE