São Paulo - A UEFA Europa League conheceu, na última quinta-feira, os 16 clubes classificados para as oitavas de final. Deste montante, seis já foram campeões do segundo torneio mais importante da Europa. Atual campeão, o Sevilla puxa a fila dos vencedores que ainda tem Ajax, Internazionale, Napoli, Zenit e Roma. Everton, Wolfsburg, Club Brugge, Torino, Dnipro, Fiorentina, Villarreal, Dynamo Kyiv, Dinamo Moskva e Beşiktaş, por outro lado, buscarão a primeira volta olímpica na UEL.
Campeão na temporada 2013/2014, o Sevilla tentará seu segundo bicampeonato. O clube espanhol já fez a dobradinha durante as temporadas 2005/2006 - campeão em cima do Middlesbrough, da Inglaterra - e 2006/2007 - campeão em cima do Espanyol, da Espanha. Além do Sevilla, só o Real Madrid ostenta o genuíno bicampeonato na UEL (1984/1985 e 1985/1986).
Se o Sevilla tentará o quarto título, a Internazionale também buscará o mesmo objetivo. Os italianos foram campeões em 1990/1991, 1993/1994 e 1997/1998. Mal na Lega Serie A, a Inter de Milão chegou às oitavas de final da UEFA Europa League ao superar o Celtic. Já o Ajax - campeão em 1991/1992 - não teve dificuldades para passar pelo Legia.Na lista de campeões há ainda o Zenit, vencedor em 2007/2008. O título do Napoli, por outro lado, já faz um tempinho. Os italianos venceram em 1988/1989. Mas a maior seca é da Roma. O clube da Itália venceu a edição de 1960/1961 da Taça das Cidades com Feiras que deu origem a UEFA Europa League.
Entre os classificados, a Itália tem o maior número de representantes. São cinco clubes italianos (Fiorentina, Internazionale, Napoli, Roma e Torino). Rússia (Dinamo Moskva e Zenit), Ucrânia (Dynamo Kyiv e Dnipro) e Espanha (Sevilla e Villarreal) ostentam dois representantes cada. Há ainda um clube da Holanda (Ajax), um da Turquia (Beşiktaş), um da Bélgica (Club Brugge), um da Inglaterra (Everton) e um da Alemanha (Wolfsburg). Os confrontos das oitavas de final serão definidos por sorteio.
Campeões!
Guarani é a grande surpresa no ranking de pagantes, enquanto o Fortaleza é a decepção
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.