São Paulo - A UEFA Champions League começará pra valer somente agora com a fase de grupos. Entre os 32 clubes, apenas oito já foram campeões do torneio mais importante da Europa. Atual campeão, o Real Madrid puxa a fila que ainda tem Barcelona, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Benfica, Ajax e Porto.
Maior vencedor da UEFA Champions League com dez títulos, o Real Madrid terá um desafio a mais na temporada 2014/2015. Desde o genuíno bicampeonato do Milan em 1989 e 1990 nenhum outro clube conseguiu vencer duas vezes seguidas o torneio europeu. O clube italiano superou, respectivamente, Steaua Bucureşti e Benfica.Boletim financeiro foi divulgado pela diretoria do Sampaio Corrêa e já consta no Sr. Goool
Leia a notícia completaMas não foi só Real Madrid e Milan que venceram, ao menos, duas edições seguidas da UEFA Champions League. A Internazionale, por exemplo, foi bicampeã em 1964 e 1965. Liverpool, em 1977 e 1978, e Nottingham Forest, em 1979 e 1980, também foram bicampeões. Já Ajax - entre 1971 e 1973 - e Bayern de Munique - entre 1974 e 1976 - foram além com o tricampeonato.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com dez conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool e do Bayern de Munique. Barcelona e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucureşti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 14 conquistas, contra 12 de Inglaterra e Itália. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.
Regulamento:
Ao se definir os 32 clubes, por meio de sorteio, todos serão divididos em oito grupos com quatro times cada. Nesta fase, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta, dentro dos próprios grupos. Classificam-se às oitavas-de-final, os dois melhores de cada grupo. Já os oito terceiros colocados serão encaminhados para a Liga Europa.
Os confrontos das oitavas-de-final também são definidos por sorteio. Mas de acordo com o regulamento, as equipes que se enfrentaram na mesma chave na primeira fase, não poderão ser adversárias. O mata-mata tem jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário.
Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis. O campeão terá vaga assegurada no Mundial de Clubes.
Confira os grupos da #UCL:
Grupo A
Atlético de Madri (Espanha)
Juventus (Itália)
Olympiacos (Grécia)
Malmö (Suécia)
Grupo B
Real Madrid (Espanha)
Basel (Suíça)
Liverpool (Inglaterra)
Ludogorets (Bulgária)
Grupo C
Benfica (Portugal)
Zenit (Rússia)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Monaco (França)
Grupo D
Arsenal (Inglaterra)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Galatasaray (Turquia)
Anderlecht (Bélgica)
Grupo E
Bayern de Munique (Alemanha)
Manchester City (Inglaterra)
CSKA Moskva (Rússia)
Roma (Itália)
Grupo F
Barcelona (Espanha)
PSG (França)
Ajax (Holanda)
APOEL (Chipre)
Grupo G
Chelsea (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha)
Sporting (Portugal)
Maribor (Eslovênia)
Grupo H
Porto (Portugal)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Athletic (Espanha)
BATE Borisov (Bielo-Rússia)