Amazonas - O Campeonato Amazonense até respeitará as 18 datas estipuladas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em seu calendário nacional, mas ultrapassará o limite imposto pela entidade de Marco Polo Del Nero em relação aos Estaduais. Tais competições deveriam ser disputadas entre 19 de janeiro e 7 de maio.
A edição 2017 do Estadual do Amazonas terá início apenas em 14 de março. As intermináveis 14 rodadas da Primeira Fase - pontos corridos com jogos de ida e volta - se estenderão até 2 de maio. As últimas quatro datas - duas para as semifinais e duas para a final - deixarão o Campeonato Amazonense na cola da Série D do Brasileirão.A última divisão nacional começará em 21 de maio. O Amazonas, entre as quatro divisões do Brasileirão, só conta com representantes na Série D. O calendário ficará apertado, dependendo do desempenho em 2017, para Fast Clube e Princesa do Solimões, atuais campeão e vice - respectivamente - e que disputarão a Série D.
O Fast Clube estreará contra o vice-campeão da Série B que ainda será definido (Penarol e Holanda já conquistaram o acesso e farão a final da Série B). Enquanto isso, o Princesa do Solimões vai encarar o Manaus. A 1ª rodada do Amazonense ainda terá o duelo entre Nacional e São Raimundo. Já o Rio Negro espera pelo campeão da Série B. O Amazonense 2017 terá oito clubes, um a mais do que o ano passado. A edição 2016 rebaixou o Nacional Borbense.
Regulamento:
Olimpia e Junior entrarão direto na Segunda Fase do segundo mais importante da América do Sul
Leia a notícia completaNa semifinal, o 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado desafiará o 3º colocado. Os dois melhores posicionados na Primeira Fase terão a vantagem de decidir em casa e do resultado igual.
Na final, também em ida e volta, o dono da melhor campanha no geral terá a vantagem de decidir em casa e do resultado igual
O campeão terá vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2018. O vice-campeão, por sua vez, ficará com as vagas da Copa do Brasil e da Série D 2018. Já a segunda vaga da Copa Verde 2018 será disputada em jogo único pelos eliminados das semifinais. Em caso de empate, haverá pênaltis.