São Paulo - A edição 2018 do Campeonato Brasileiro da Série A manteve a forte presença de campeões. Para se ter uma ideia, apenas cinco clubes jamais deram a volta olímpica na divisão mais importante do país. Esse é o mesmo número visto na temporada 2017. Enquanto o Coritiba, dono da taça em 1985, foi rebaixado, o Internacional, campeão em 1975, 1976 e 1979, obteve o acesso na Série B.
Ao lado do Colorado subiram América Mineiro - dono do título do segundo escalão nacional -, Ceará e Paraná. O trio está na turma que não tem a conquista da Série A. Mineiros, cearenses e paranaenses pegaram as vagas de Avaí, Ponte Preta e Atlético Goianiense que foram rebaixados e também não contam com título do Brasileirão.
Timão faturou pela quarta vez o título nos pontos corridos, mas a primeira após levar o Estadual
Leia a notícia completaCruzeiro, Flamengo, Vasco, Atlético Mineiro, Botafogo, São Paulo e Fluminense são outros campeões que representam o Sudeste. Dessa trupe, Raposa, Mengo e os Tricolores paulista e carioca levaram o Brasileirão nos pontos corridos. O Sul, por sua vez, conta com mais dois campeões além do Inter. Grêmio e Atlético Paranaense já festejaram seus títulos.
Por fim, os outros dois campeões são do Nordeste. Bahia e Sport estão na lista de vencedores da Série A, mas que buscam o primeiro feito nos pontos corridos. O Brasileirão terá suas 38 rodadas disputadas entre 15 de abril e 9 de dezembro de 2018.