Rio de Janeiro - A Fase de Grupos da Libertadores 2018 ainda espera pelos últimos quatro clubes. Esses participantes sairão ao longo das três primeiras fases, criadas pela CONMEBOL em 2017. Para facilitar a vida de todos os torcedores internautas, o Sr. Goool explicará o caminho completo dos clubes que ainda sonham com o principal estágio do torneio sul-americano. Tudo começa com seis clubes nos três confrontos da Primeira Fase.
O estreante Macará, por exemplo, medirá forças ante o Deportivo Táchira. O vencedor do confronto entre equatorianos e venezuelanos enfrentará o Santa Fe, da Colômbia, na Segunda Fase. Desse duelo sairá o adversário de Santiago Wanderers ou Melgar. Chilenos e peruanos já estão garantidos na Segunda Fase. Só após a definição de todos esses embates é que será possível saber qual clube integrará o Grupo 4 que tem River Plate, Emelec e Flamengo.
Duelo de brasucas?
O Grupo 5 é outro que conta com clube brasileiro e segue indefinido. O Cruzeiro terá Racing e Universidad de Chile, além do vencedor do confronto 3. O trajeto por aqui é um pouco mais longo. Oriente Petrolero e Universitario abrirão a disputa na Primeira Fase. O vencedor vai encarar o Jorge Wilstermann na Segunda Fase. O classificado dessa partida terá pela frente Vasco ou Universidad de Concepción. Só assim será possível conhecer o último integrante do Grupo 5.
A edição 2018 da Libertadores começará em 22 de janeiro. A Segunda Fase, por sua vez, terá início em 31 do mesmo mês. Já a Terceira Fase colocará a bola para rolar em 13 de fevereiro. Por fim, a Fase de Grupos começará em 27 de fevereiro.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e, agora, Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Tabela, regulamento e simulador de jogos do Estadual do Tocantins já estão no Sr. Goool
Leia a notícia completaMaior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Copa Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.
A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.