São Paulo - Aos trancos e barrancos, e com apenas uma vitória em três jogos, a Seleção Brasileira se classificou às quartas de final do futebol feminino nas Olimpíadas. Em sete edições do torneio, as brasileiras sempre avançaram ao mata-mata, segundo levantamento do Sr. Goool. Entre os quatro confrontos da próxima etapa, dois se repetirão nos Jogos Olímpicos, com direito a uma reedição de final.
O Brasil fará um duelo inédito contra a anfitriã França. O jogo será no sábado, às 16 horas (horário de Brasília), em Nantes. Em 2012 e 2020, a Seleção Brasileira parou nas quartas de final. Em 1996, 2000 e 2016, o Brasil perdeu o bronze e teve que se contentar com o 4º lugar. Já em 2004 e 2008, as brasileiras foram prata. Nas duas primeiras edições do futebol feminino dos Jogos, em 1996 e 2000, após a fase de grupos, já tinha semifinal. As quartas de final foram criadas em 2004.O outro duelo inédito das quartas de final será entre Espanha e Colômbia. As espanholas foram líderes no grupo do Brasil e garantiram aproveitamento de 100%, além da melhor defesa (1). O melhor ataque, enquanto isso, está com os EUA, também donos de três vitórias em três jogos. As norte-americanas marcaram nove gols.
Marrocos e EUA já se conhecem nos Jogos Olímpicos, assim como Japão e Espanha
Leia a notícia completaCanadá e Alemanha também vão se reencontrar nas Olimpíadas. As canadenses, aliás, são as atuais medalhistas de ouro e avançaram mesmo com a punição de seis pontos por espionagem. Em 2016, Canadá e Alemanha se enfrentaram duas vezes nos Jogos Olímpicos. Na fase de grupos, o Canadá venceu, por 2 a 1, pela 3ª rodada do Grupo F. Mas na semifinal, as alemãs levaram a melhor com 2 a 0.