São Paulo - A edição 2017 da Libertadores terá início já nesta segunda-feira com cobertura total do Sr. Goool. O campeão poderá realizar o maior número de jogos da história. Na atual temporada, a CONMEBOL inchou o torneio com 47 clubes e oito fases. Os seis clubes que disputarão a Primeira Fase poderão dar a volta olímpica após 20 partidas. Só o Racing, da Argentina, chegou a esta marca em 1967.
A Libertadores começará com três confrontos na Primeira Fase. O classificado de Universitario, da Bolívia, e Montevideo Wanderers, do Uruguai, pegará o boliviano The Strongest. Enquanto isso, o vencedor de Deportivo Capiatá, do Paraguai, e Deportivo Táchira, da Venezuela, terá pela frente o peruano Universitario. Por fim, o classificado de Deportivo Municipal, do Peru, e Independiente, do Equador, desafiará o paraguaio Olimpia.São três etapas com jogos de ida e volta até a fase de grupos. Neste estágio acontecerão mais seis partidas. No mata-mata - entre as oitavas e a final - ocorrerão outras oito partidas. O Racing viveu maratona parecida. O clube argentino teve que encarar dez confrontos na fase de grupos. Naquela temporada, o Racing desafiou cinco adversários no grupo. Depois houve mais uma fase de grupos com seis jogos e outra partida de desempate. Para chegar aos 20 duelos, o Racing realizou três embates na final. O clube argentino se sagrou campeão com 14 vitórias, quatro empates e duas derrotas, além de 44 gols a favor e 14 contra.
Se alguns campeões tiveram que suar até o título, outros não precisaram de muito esforço. O Santos, por exemplo, foi campeão em 1963 após quatro míseras partidas. Campeão em 1962, o Peixe entrou já na semifinal do torneio que teve nove clubes. O Estudiantes seguiu o mesmo cronograma em 1969 e 1970. Quatro duelos até a volta olímpica.
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Seis clubes sul-americanos alcançaram títulos seguidos, enquanto oito europeus atingiram o feito
Leia a notícia completaRegulamento:
A Libertadores 2017 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana. Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Copa Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.
A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.