Ceará - A edição 2018 do Campeonato Cearense terá início nesta quarta-feira, mas de forma incompleta. Os chamados grandes Ceará e Fortaleza não estarão em campo. A dupla da capital segue o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por estar nas principais divisões do Brasileirão. Neste momento, Vozão e Leão estão em pré-temporada. Enquanto isso, os outros clubes que abrirão o Estadual não foram muito bem nas últimas partidas de 2017. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador do Cearense.
O vice-campeão Ferroviário, por exemplo, é a principal estrela do início do Cearense, mas também o clube com o maior jejum de vitórias. O Ferrão acumula quatro tropeços seguidos no Estadual, sendo duas derrotas seguidas na final ante o Ceará. O último triunfo do Tricolor aconteceu contra o Fortaleza, por 2 a 0, no Castelão, em 2 de abril. A estreia do Ferroviário será contra o Iguatu, um dos clubes que conquistaram o acesso. O duelo será às 22h30 (horário de Brasília), no Agenorzão, em Iguatu.O outro clube que subiu também irá debutar na elite cearense. Trata-se do Floresta que estreará no Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h15, contra o Maranguape. O Gavião da Serra, aliás, está na seca de vitórias desde 22 de fevereiro, quando superou o Uniclinic, por 3 a 2, fora de casa. Nas últimas três partidas no Estadual 2017, porém, o Maranguape perdeu duas e empatou uma.
O outro confronto da quarta-feira será entre Horizonte e Guarani no Domingão, às 21h15. Os donos da casa empataram seus dois últimos jogos no Estadual. Resultados que valeram a eliminação nas quartas de final. O Guarani, por sua vez, tem duas derrotas e um empate na reta final do último Cearense. A derradeira vitória foi contra o Maranguape.
A 1ª rodada será encerrada apenas em 1º de fevereiro, quando o atual campeão Ceará receberá o Uniclinic no Castelão, às 20 horas. Um dia antes, no mesmo estádio e horário, o Fortaleza enfrentará o Tiradentes. Por conta disso, a estreia, de fato, da dupla será pela 2ª rodada. O Fortaleza medirá forças ante o Uniclinic fora de casa em 17 de janeiro, enquanto o Ceará desafiará o Guarani em casa, em 19 de janeiro.
Paulistas, cearenses, amazonenses e catarinenses chegarão aos 100 anos no final de 2018
Leia a notícia completaNa final também serão jogos de ida e volta. Em caso de empate nos pontos e saldo de gols, os critérios de desempate serão: maior pontuação na semifinal, melhor saldo de gols na semifinal, maior pontuação na Primeira Fase, Segunda Fase e semifinal, maior número de vitórias na Primeira Fase, Segunda Fase e semifinal, melhor saldo de gols na Primeira Fase, Segunda Fase e semifinal, maior número de gols pró na Primeira Fase, Segunda Fase e semifinal e sorteio.
O campeão ainda terá vagas para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O vice ficará com uma vaga na Copa do Brasil. Os dois melhores colocados, com exceção de Ceará e Fortaleza, garantirão vagas na Série D do Brasileirão.