Paraná - Os Campeonatos Acreano, Amazonense, Paranaense e Potiguar poderão acabar antes da hora durante a temporada 2018. Todos os quatro Estaduais têm regulamentos com grupos e/ou turnos que permitem um clube vencer as duas fases e ser declarado campeão antes da final programada pelas Federações. No Acre, por exemplo, os clubes serão divididos em dois grupos e jogarão turno e returno.
Os dois turnos ainda terão semifinal e final. Ou seja, se um mesmo clube for campeão do 1º turno e também do 2º turno, ficará com o título definitivo de 2018. Apenas se houver vencedores diferentes, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) poderá realizar sua final com ida e volta. O mesmo cenário é visto no Campeonato Amazonense. A única diferença está na partida única da final caso o Estadual tenha dois campeões diferentes nos turnos.
Enquanto isso, FFMS baniu o sorteio, mas acrescentou a partida extra em caso de empate
Leia a notícia completaNada fácil!
Mas apesar dessa possibilidade, não tem sido fácil para os clubes vencerem os dois turnos e encurtarem o Estadual. No ano passado, por exemplo, seis Estaduais poderiam ter acabado antes da hora, mas todos tiveram final. No Acre, o campeão Atlético Acreano precisou decidir o título contra o Rio Branco. A Chapecoense também só venceu o Catarinense após superar o Avaí na decisão.
No Maranhão, o Sampaio Corrêa teve que parar o surpreendente Cordino. Já o Altos fez história ao superar o Parnahyba na final do Piauiense. O ABC, por sua vez, evitou surpresas e venceu o Globo na decisão do Potiguar. Por fim, o São Raimundo deu a volta olímpica no Campeonato Roraimense ao ganhar do Baré na finalíssima.