São Paulo - A Liga dos Campeões, criada em 1955, é o campeonato de clubes com maior audiência no planeta, afinal coloca frente a frente as melhores equipes da Europa em uma disputa que vale o nome marcado na história do futebol. Em muitos casos, o melhor jogador do mundo é escolhido com base no título da Champions, além de trazer retorno financeiro e prestígio para os times, ou seja, é o sonho de consumo de toda equipe europeia.
Em 1895, o campeão inglês Sunderland enfrentou o campeão escocês Hearts, em um torneio batizado de World Championship, sendo o pontapé inicial no interesse de medir forças entre diferentes países. Em 1948, o Vasco venceu o Campeonato Sul-Americano de Campeões, contra o Colo-Colo. A competição foi bem-sucedida e acompanhada por Gabriel Hanot, editor do francês L'Équipe, que começou a propor a criação de um torneio continental. Após outras competições entre clubes de diferentes países, como o Torneio dos Campeões em 1951 e 1952, os franceses decidiram criar um "campeonato europeu de clubes" e, três anos depois, nasce a Liga dos Campeões da UEFA.
Veja os campeões improváveis:
- Celtic (1966-67): o time escocês quebrou a hegemonia de ligas com mais poderio financeiro e, em uma final contra a Inter de Milão - que já havia vencido o campeonato duas vezes - conquistou a única orelhuda do futebol escocês, que atualmente tem dificuldades em passar da primeira fase.
- Feyenoord (1969-70): o time holandês foi o primeiro de seu país a conquistar a taça, vencendo o Celtic na final, por 2x1. Na altura, o futebol Holandês começava a se destacar no cenário mundial, tanto que quatro anos depois a Seleção Holandesa fez história com o 2º lugar na Copa do Mundo. Voltando ao Feyenoord, a zebra apareceu na Champions e eles conquistaram seu único título. Seu rival Ajax conquistou as três edições seguintes.
Se a Raposa eliminou o Lanús, os argentinos passaram pelo Corinthians
Leia a notícia completa- Estrela Vermelha (1990-91): também campeão nos pênaltis, a equipe da Sérvia briga como uma das grandes zebras a levar o título para casa. Em um ano com grandes equipes, como Bayern de Munique e Milan, principalmente, os Sérvios fizeram história e conseguiram o único título de Liga dos Campeões do País.
- Olympique de Marselha (1992-93): eis o único time francês a vencer a Liga dos Campeões, mesmo com muito investimento de outras equipes do país em outros anos. O Olympique não só superou grandes equipes, como venceu a liga de forma invicta, feito que poucos conseguiram. Depois disso, nunca mais conseguiu chegar nem em uma semifinal, mas o feito marca o país até hoje, afinal nenhuma outra equipe da França conseguiu.
Desde então, tivemos o Porto de Mourinho, campeão em 2004, que pode ter sido a última equipe improvável a vencer a liga. Nas últimas 14 edições, e apesar dos palpites para amanhã, as zebras sumiram e apenas espanhóis, ingleses e o Bayern de Munique conseguiram vencer. Parece que as surpresas desapareceram de vez.