São Paulo - A Primeira Fase da Copa do Brasil, após a classificação do Rio Branco-AC na Preliminar, terá início nesta quarta-feira. Entre os 40 jogos iniciais, um colocará frente a frente clubes que estarão nas Séries A, B ou C do Brasileirão. O embate será entre Botafogo-PB e Goiás. Os rivais se enfrentarão, porém, apenas em 2 de abril, na Paraíba.
O Belo chega animado pelo inédito título da Série D. O Botafogo jogará a Série C na atual temporada. O Goiás, por sua vez, se manteve na elite do Brasileirão. O confronto entre clubes do Nordeste e do Centro-Oeste ganha mais emoção por causa do Estadual. A dupla é a atual vencedora em seus Estados.O Botafogo faturou o título do Paraibano após dez anos, enquanto o Goiás ficou com o bicampeonato goiano. Se o duelo entre Botafogo e Goiás será o único jogo entre clubes das três principais divisões nacionais, o confronto não será o único entre campeões estaduais. Outros quatro jogos terão embates de campeões.
O Interporto, por exemplo, venceu o Tocantinense em 2013 e, agora, enfrentará o Sampaio Corrêa, campeão maranhense. Já o Princesa do Solimões, vencedor no Amazonas, terá o campeão candango (Brasiliense) pela frente. Enquanto isso, a parada do CENE, campeão sul-mato-grossense, será duríssima, contra o Coritiba - atual tetracampeão paranaense. Por fim, Parnahyba - campeão do Piauí - e Ceará - campeão cearense - brigarão por uma vaga na Segunda Fase.Campeões!
Atual campeão, o Flamengo chegou a seu terceiro título, assim como o Corinthians. Os recordistas ainda são Cruzeiro e Grêmio com quatro conquistas cada. O Palmeiras, por sua vez, tem dois títulos. A lista com uma conquista conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Goiás, que não receberá jogos do Mundial 2014, tem a melhor média de público pagante da região
Leia a notícia completaRegulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Em 2014, os clubes da Libertadores Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio também vão disputar a Copa do Brasil. Todos esses clubes entrarão nas oitavas-de-final.
O mando de campo, na primeira e na segunda fase, será de acordo ao posicionamento dos clubes no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para as demais fases, os mandos de campo serão determinados por meio de sorteio.