São Paulo - O Brasil sonhou alto, chegou perto mais uma vez do olimpo, mas acordou em meio a um pesadelo, com nome e sobrenome. A Seleção dos EUA voltou a assombrar e acabou com o desejo dourado das brasileiras. Neste sábado, em Paris, as norte-americanas venceram o Brasil, por 1 a 0, e conquistaram o ouro no futebol feminino.
Mallory Swanson marcou, aos 12 minutos do 2º tempo, o gol do título. Pela quinta vez, em oito edições da categoria nas Olimpíadas, os EUA faturaram o ouro. E tem mais! Pela terceira vez, as norte-americanas superaram o Brasil na final. Tal fato já havia acontecido em 2004 e 2008.Além dos cinco ouros, as norte-americanas somam uma prata e um bronze. Já as brasileiras amargam a terceira prata olímpica. O Brasil chegou confiante à final após eliminar a anfitriã França e a Espanha, atual campeã mundial, mas os EUA não deram moleza e encerraram jejum de 12 anos sem o ouro.
O problema é que nos cinco duelos entre EUA e Brasil nas Olimpíadas, as norte-americanas levaram a melhor em todas. Além das finais de 2004, 2008 e 2024, Seleção dos EUA venceu em 2000, na semifinal, e em 2004, na fase de grupos.
Seleção Espanhola chega a seis títulos no futebol masculino durante o século XXI
Leia a notícia completaBronze!
Na disputa pelo bronze, a Alemanha ganhou da Espanha, por 1 a 0, e faturou o quarto bronze olímpico. Já as espanholas seguem sem medalhas nas Olimpíadas. Com o encerramento do futebol feminino em Paris, a CONCACAF chegou a seis ouros, uma prata e três bronzes, enquanto a UEFA passou a ter dois ouros, duas pratas e cinco bronzes, e a CONMEBOL alcançou a terceira prata.