São Paulo - O site Sr. Goool apresentará, nesta quarta-feira, os regulamentos dos Estaduais da Região Sudeste. Os Campeonatos Capixaba, Carioca, Mineiro e Paulista terão longas disputas. Ainda nesta semana, o Sr. Goool trará as fórmulas de disputa e os critérios de desempate dos Estaduais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O Paulistão, por exemplo, conta com 20 clubes, 19 rodadas, além do mata-mata das quartas-de-final, semifinal e final. No Estado de São Paulo há ainda a disputa pelo Título do Interior. O Cariocão, por sua vez, tem turno e returno com direito a semifinal e final. Se necessário haverá ainda mais dois jogos para a decisão do Estadual.
Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm regulamentos bem diferentes
Leia a notícia completaCAPIXABA
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha durante toda competição jogará por resultados iguais. O campeão terá vaga assegurada na Série D. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões vermelhos;
6 - Menor de número de cartões amarelos;
7 - Sorteio.
CARIOCA
O Campeonato Carioca será disputado por 16 clubes, separados em dois grupos de oito. Na Taça Guanabara, os clubes enfrentarão os rivais do outro grupo, em jogos de ida. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, as disputas serão no sistema de mata-mata por pontos corridos.
No segundo turno - Taça Rio -, os clubes se enfrentarão dentro dos próprios grupos em jogos de ida. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, as disputas serão no sistema de mata-mata por pontos corridos. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores dos dois turnos se enfrentarão em jogos de ida e volta. Já os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato;
5 - Sorteio.
MINEIRO
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha durante toda competição jogará por resultados iguais. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões vermelhos;
6 - Menor número de cartões amarelos;
7 - Caso dois clubes continuem empatados, haverá um jogo extra;
8 - Caso mais de dois clubes continuem empatados, haverá sorteio.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA O MATA-MATA:
1 - Maior saldo de gols na fase;
2 - Melhor classificação na primeira fase.
PAULISTA
Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os oito primeiros colocados se classificarão para as quartas-de-final. Nesta fase, assim como na semifinal, será apenas um jogo. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Na final, serão duas partidas. Os quatro piores colocados serão rebaixados.
Após as quartas-de-final, os clubes classificados entre o quinto e o oitavo lugar disputarão o Título do Interior, com exceção daqueles com sede na capital e o Santos. A disputa terá semifinal em partida única e final em dois jogos para se conhecer o campeão.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de cartões vermelhos;
5 - Menor número de cartões amarelos;
6 - Sorteio.