Pernambuco - O Nordeste dominou a Série C do Campeonato Brasileiro. A Primeira Fase, para se ter uma ideia, teve dez clubes da região. Tanto é verdade que o Grupo A precisou ser reservado para os nordestinos. No mata-mata, a supremacia teve sequência com os acessos de Confiança, Sampaio Corrêa e Náutico. Sergipanos, maranhenses e pernambucanos ajudaram o Nordeste a repetir a temporada 2017, segundo levantamento do Sr. Goool.
Há dois anos, a região também colocou três clubes na Série B. Curiosamente, a Bolívia Querida também estava no bolo naquele ano. Além do Sampaio, CSA e Fortaleza garantiram o acesso. Nenhuma outra região obteve tal façanha na Série C desde que a divisão adotou o atual formato com 20 clubes em 2009.
Campanhas!
Acesso do Timbu foi o terceiro de Pernambuco na Série C desde 2009
Leia a notícia completaO Maranhão, enquanto isso, subiu para três acessos no período. Todos foram obtidos pelo Sampaio Corrêa. A primeira vez que o Sampaio deixou a Série C neste período foi em 2013 com o vice-campeonato. Quatro anos depois, a Bolívia voltou a subir, daquela vez, com a quarta melhor campanha. O desempenho atual registrou dez vitórias (seis em casa e quatro fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 25 gols a favor e 21 tentos tomados. Aproveitamento de 58,3%.
O Náutico subiu de divisão com dez vitórias (seis em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e cinco derrotas (uma a lado da torcida e quatro fora), além de 26 gols a favor e 20 tentos tomados. Desempenho de 58,3%.
Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO
2014
Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL
2015
Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS
2016
Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS
2017
CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP
2018
Operário-PR, Bragantino-SP, Botafogo-SP e Cuiabá-MT
2019
Confiança-SE, Sampaio Corrêa-MA e Náutico-PE