|
|
São Paulo - O Campeonato Brasileiro passou a ter quatro divisões em 2009 e, desde então, apenas quatro clubes fora das Séries A, B, C e D chegaram às oitavas-de-final da Copa do Brasil, como mostrará o levantamento do Sr. Goool nesta quinta-feira. O mais novo integrante deste seleto quarteto é o Novo Hamburgo que eliminou o ABC, na última quarta-feira, com vitória, por 2 a 0. No jogo de ida, o clube potiguar havia ganho, por 1 a 0. (Confira a página exclusiva do Novo Hamburgo no Sr. Goool!)
Antes de eliminar o ABC na Terceira Fase, o Novo Hamburgo começou sua caminhada na Copa do Brasil diante do Joinville, outro representante da Série B. Em casa, o clube gaúcho bateu os catarinenses, por 1 a 0. Na Arena Joinville, o Noia - como o clube de Novo Hamburgo é conhecido por seus torcedores - segurou o empate, por 2 a 2.Na Segunda Fase o desafiante foi o JMalucelli e, novamente, o Novo Hamburgo fez e venceu a primeira partida, em casa, por 1 a 0. No duelo de volta, em Curitiba, o Novo Hamburgo voltou a bater o rival paranaense, mas desta vez o triunfo foi por 2 a 0.
O Novo Hamburgo disputa a Copa do Brasil apenas pela segunda vez. Em 2006, o clube foi eliminado logo na Primeira Fase diante do Criciúma - empate, por 2 a 2, em casa, e derrota, por 2 a 1, em Santa Catarina. Agora, o Novo Hamburgo aguardará pelo sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que determinará o adversário das oitavas-de-final.Em 55 edições do torneio, apenas quatro confrontos se repetiram na decisão da Libertadores
Leia a notícia completaHeróis!
Outros três clubes, de 2009 para cá, também avançaram às oitavas-de-final mesmo sem divisão nacional. E o desempenho não é nada encorajador para o Novo Hamburgo. Todos os três caíram logo nas oitavas-de-final. O primeiro clube que fez história foi o Americano, do Rio de Janeiro. Em 2009, o clube fluminense foi eliminado pela Ponte Preta.
A saga continuou em 2010, quando o Corinthians Paranaense avançou às oitavas-de-final, mas sucumbiu diante do Vasco. Por fim, em 2011, o Horizonte, do Ceará, foi eliminado pelo Flamengo. Nas últimas duas temporadas, porém, não houve zebra sem divisão na Copa do Brasil.