São Paulo - No futebol, bons desempenhos significam maiores investimentos, o que é a única maneira de o esporte sobreviver. Isso importa para clubes da Série A, é claro, mas é ainda mais valioso em outros espaços.
Durante os campeonatos brasileiros, os clubes que disputam as Séries B e C do Brasileirão se veem diante de uma pressão tremenda para entregar resultados positivos aos torcedores, seja para subir à Série A ou mesmo ganhar partidas em sua categoria. Isso pode ser conquistado de diferentes formas.
Uma delas, a qual será protagonista desse texto, é a análise do desempenho dos atletas em partidas anteriores. O princípio básico aqui é o de que o passado pode cumprir um papel importante na previsão do futuro, permitindo que estratégias sejam adaptadas com base no que foi aprendido antes.
De que maneira é possível analisar os desempenhos no futebol?
A análise de desempenhos no futebol é possível a partir de ferramentas como o https://www.visaodejogo.com.br/, o qual fornece aos usuários dados como número de partidas vencidas e perdidas, número de gols feitos, total de cartões e substituições, quanto tempo levou para o primeiro gol ocorrer, acertos em pênaltis etc.
Isso é útil para os torcedores, em especial aqueles que participam de apostas online, mas tem valor ainda maior para treinadores e gestores de clubes nas Séries B e C, os quais são capazes de estruturar táticas mais precisas, conferindo o que deu certo e o que deu errado em disputas do time no passado.
Esse tipo de planejamento se vale de tecnologias interessantes ao esporte, as quais contribuem para que o engajamento com o futebol vá além de simplesmente assistir. O caráter científico tem valor interessante aqui, considerando que falamos de um hobby geralmente muito dominado por paixões.
Corinthians e São Paulo disputarão o título da temporada 2024
Leia a notícia completaPrevisão mais acertada de resultados dos jogos
Um dos objetivos (mas não o único!) pelos quais os clubes utilizam análises de desempenho é prever resultados. E isso vale muito para disputas que não envolvem o time, a fim de checar se o rival X ou o rival Y sairão vitoriosos. A partir daí, há a possibilidade de adaptar ou mudar completamente as jogadas.
A previsão de resultados também envolve considerar escalações em momentos pontuais, levando em conta aspectos e variáveis. Quanto mais aprofundada for uma análise, mais informações são obtidas e mais fácil fica adaptar estratégias para cada partida.
Desenvolvimento de táticas eficazes para diferentes cenários
Imagine que o clube A está jogando contra o clube B, o qual é conhecido por ter um ataque forte que comumente deixa suas defesas baixas. Uma boa estratégia para o clube A, baseado na informação, é a de partir ao ataque, levando em conta que não há uma defesa forte protegendo o gol do clube B.
Claro que esse é apenas um exemplo, mas ele ajuda a ilustrar o papel e o impacto das análises de desempenho. O mesmo pode ser aplicado à nível individual (de atleta para atleta) ou “macro” (com base em campeonatos inteiros e clubes que estão participando). Em todos, o objetivo é se aprimorar.
Ferramentas de análise de dados como o Visão de Jogo são importantes tanto para aqueles que estão por trás dos times, como os treinadores, quanto para os fãs. Nos dois casos, há a chance de se aprender algo novo sobre o time que coordenam ou pelo qual são apaixonados, o que é muito valioso.