São Paulo - A Libertadores, com os inéditos títulos de Corinthians e Atlético Mineiro, ganhou novo fôlego, mas ainda assim é restrita para alguns "sortudos". Para se ter uma ideia, apenas oito dos 32 clubes da Edição 2014 já deram a volta olímpica no torneio mais importante da América do Sul. Ao todo, 24 clubes foram campeões da Libertadores.
Em 2014, o maior vencedor - entre os clubes que seguem na disputa - é o Peñarol. O clube uruguaio faturou cinco títulos (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). O Peñarol só está atrás dos argentinos Independiente (7) e Boca Juniors (6). A dupla hermana, porém, está fora do torneio.Outro clube uruguaio que está bem na lista de títulos é o Nacional. Campeão em 1971, 1980 e 1988, o Nacional está no grupo do Grêmio. O Tricolor gaúcho, assim como o Cruzeiro, são os maiores vencedores brasileiros que disputam a atual edição da Libertadores.
Pior público registrado na temporada contou com apenas nove torcedores no Distrito Federal
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.