Rio Grande do Sul - A temporada brasileira se encaminha para o final e poucos clubes aguentaram a maratona de jogos. Apenas seis participantes do Campeonato Brasileiro da Série A também estão em outro torneio. O destaque é o Grêmio, único clube do país nas semifinais da Libertadores. O Tricolor gaúcho eliminou o Botafogo e, agora, vai encarar o Barcelona - tido como algoz dos brasileiros por ter despachado Palmeiras, nas oitavas de final, e Santos, nas quartas de final.
Sem falar que o time do técnico Renato Gaúcho também mostra força no Brasileirão. É verdade que o Grêmio está há dez pontos do líder Corinthians, mas ainda assim ocupa a vice-liderança. Um pouco abaixo, no 5º lugar, aparece o Flamengo, recordista de presenças nesse final de ano. O Mengo, além de estar na zona da Libertadores, também tem presença confirmada na final da Copa do Brasil - empatou o jogo de ida ante o Cruzeiro - e ainda confirmou vaga na Sul-americana.
Principais países da América do Sul contarão com quatro clubes cada nos dois torneios
Leia a notícia completaA Raposa decidirá a Copa do Brasil em casa e, não satisfeita, ainda dá o ar da graça no G6 do Brasileirão, uma posição abaixo do Flamengo. O Sport, por sua vez, tenta se manter na Série A - uma vez que está a dois pontos da zona de rebaixamento -, além de lutar na Sul-americana. O Leão da Ilha despachou a Ponte Preta e desafiará o Junior nas quartas de final.
Já a divisão de torneios do Atlético Mineiro é um pouco mais modesta. O Galo, 10º colocado no Brasileirão, disputará o título da amistosa Copa da Primeira Liga. A decisão do torneio regional será contra o Londrina, integrante da Série B do Brasileirão. Em partida única, mineiros e paranaenses brigarão pelo título em outubro.