São Paulo - Suécia elimina Itália! A chamada pode até assustar alguns torcedores, mas quem acompanhou os suecos na Eliminatória da Europa sabe que o resultado não é tão absurdo assim. A Seleção Sueca chegou a liderar o grupo que tinha a França e deixou de fora a Holanda, presença garantida nos últimos três Mundiais. Na repescagem, a Suécia superou a Itália em Solna (1 a 0) e soube jogar com o regulamento em Milão. A vaga foi confirmada, nesta segunda-feira, com o empate sem gols diante de 70 mil torcedores perplexos no San Siro.
Com a vaga, a Seleção Sueca encerra jejum de oito anos. A Suécia esteve fora das Copas de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil. A edição na Rússia será o 12ª na história do país europeu. A Suécia, aliás, tem grandes campanhas no torneio como o vice-campeonato em 1958. Em casa, os suecos só perderam a final para ao Brasil. A Seleção Sueca ainda obteve o 3º lugar em 1950 e em 1994.Nas últimas participações em Mundiais, contudo, a Suécia parou nas oitavas de final em 2002 e 2006. Ao longo de toda a trajetória no torneio da FIFA, os suecos acumulam 16 vitórias, 13 empates e 17 derrotas, além de 74 gols a favor e 69 tomados. Na Eliminatória Europeia foram sete triunfos (cinco em casa e dois fora), dois empate (um como mandante e outro como visitante) e três derrotas como visitante, além de 27 tentos pró e nove contra.
Se os suecos comemoraram, a Itália chora sua terceira ausência em Copas do Mundo. Os italianos haviam ficado fora apenas das edições de 1930 no Uruguai, a primeira da história, e de 1958, justamente na Suécia. Apesar das 18 participações em Mundiais - ficando atrás só de Brasil (21) e Alemanha (19) -, a Itália já vinha mostrando fraqueza e, assim como a classificação sueca não é surpresa, o mesmo vale para a eliminação italiana. Tanto é verdade que os italianos foram eliminados na Primeira Fase nas Copas de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil. Sem falar que, nesses seis jogos, o país obteve só uma vitória, além de dois empates e três derrotas.
Coelho está a um triunfo de igualar a marca obtida em seus dois acessos nos pontos corridos
Leia a notícia completaA Seleção da Suécia se junta Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia, Panamá, Senegal, Marrocos, Tunísia, Suíça e Croácia.