São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2018 começarão oficialmente em 17 de janeiro, apesar de alguns colocarem a bola para rolar antes da hora. São 238 clubes envolvidos na 1ª divisão das competições. Há ainda a possibilidade desse número subir para 250. Isso se Amapaense e Roraimense, que não divulgaram suas tabelas, mantiverem os seis participantes cada vistos em 2017. A questão é que metade desses clubes não estará nas Séries A, B, C ou D do Brasileirão.
Uruguaios contam com dois clubes campeões, mas não dão a volta olímpica desde a década de 80
Leia a notícia completaAmericano, na Série B1 do Cariocão, e Mogi Mirim, na Série A3 Paulista, estão na Série D do Brasileirão. Operário e Ypiranga, na 2ª divisão do Paranaense e Gaúcho, respectivamente, disputarão a Série C. Já Guarani e Oeste, na Série A2 do Paulistão, terão a Série B no restante do ano.
Os Campeonatos Carioca e Paulista serão os Estaduais com o maior número de participantes. As competições do Sudeste terão 16 clubes cada. Enquanto isso, Brasiliense, Gaúcho, Mineiro e Paranaense contarão com 12 integrantes cada, um a mais do que o Pernambucano. Ao todo, 17 Estaduais terão dez ou mais clubes na temporada 2018.