Rio Grande do Sul - Derrotado em plena Boca do Lobo pelo Caxias (3 a 0), o Pelotas foi rebaixado, na noite desta quarta-feira, à 2ª divisão do Campeonato Gaúcho. Na elite desde 2010, o Pelotas se junta ao Passo Fundo que já havia caído. O Passo Fundo, porém, ainda luta na Justiça para se manter na 1ª divisão. O clube foi punido com a perda de oito pontos por ter escalado - de forma irregular - o meia Paulo Josué.
Apesar do bom início de temporada - foi campeão da Supercopa Gaúcha -, o Pelotas deu sinais de fraqueza no Estadual. Tanto é verdade que o Lobo amarga a lanterna do Grupo B com apenas oito pontos em 14 jogos. Até aqui, foram apenas duas vitórias (uma em casa e uma fora), dois empates como mandante e dez derrotas (cinco em casa e cinco fora).Até na classificação geral, que determinou a queda, o Pelotas - bicampeão gaúcho (1911 e 1930) - é o último colocado. Agora, resta apenas uma vaga no rebaixamento. São Luiz, com dez pontos, e Esportivo, com 13, lutarão contra o descenso na última rodada que acontecerá no próximo final de semana. Até agora, 22 clubes já foram rebaixados pelos Campeonatos Estaduais 2014.
Grêmio ainda tem dois dos três maiores públicos do Estadual do Rio Grande do Sul
Leia a notícia completaAdeus!
Daqueles Estaduais que já colocaram a bola para rolar, Piauiense e Rondoniense não terão rebaixamento. Acre, Amapá e Roraima ainda não iniciaram suas competições em 2014.
Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e foram degolados. O mesmo aconteceu com Sorriso e Vila Aurora que alegaram dificuldade financeira e desistiram do Campeonato Mato-grossense.
Confira os clubes rebaixados nos Estaduais 2014:
Baiano (Juazeiro e Botafogo)
Brasiliense (Legião)
Capixaba (Aracruz)
Cearense (Ferroviário, Tiradentes e Crato)
Gaúcho (Passo Fundo e Pelotas)
Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)
Paraense (Time Negra e Tuna Luso)
Paraibano (Sport Campina)
Paulista (Paulista)
Potiguar (ASSU)
Sergipano (Olímpico)
Sul-mato-grossense (Maracaju, Aquidauanense, Itaporã e URSO)