Sergipe - O Sr. Goool, neste sábado, encerra a saga pelos estados das cinco regiões que tiveram analisadas as cidades campeãs. O resultado foi que a maioria dos estados é elitista, tem poucas cidades campeãs e as recordistas são as capitais. No Nordeste não é diferente. Pernambuco, por exemplo, só tem vencedores do Recife. Mas há sempre as exceções. O caso nordestino vem do Sergipe, com dez cidades vitoriosas.
Em Pernambuco há sete campeões estaduais. O Sport puxa a fila com 40 títulos, contra 29 do atual bicampeão Santa Cruz. O Náutico aparece com 21 voltas olímpicas. Ainda com sedes no Recife, América (6), Torre (3), Tramways (2) e Flamengo (1) completam a lista de campeões do elitista Pernambuco.
Restrito...
A Bahia também contabiliza três cidades campeãs em seu Estadual. Salvador, do atual campeão Vitória, acumula 109 voltas olímpicas. A cidade de Feira de Santa foi três vezes campeãs, contra uma de Ilhéus. No Rio Grande do Norte, Mossoró (3), Caicó (1) e Assu (1) não fazem frente a capital Natal (97). Só o ABC acumula 53 títulos, sendo o maior campeão estadual do Brasil.
Últimos campeões brasucas não chegaram a 50 partidas antes dos duelos decisivos do torneio sul-americano
Leia a notícia completa... e democráticos!
É verdade que o Ríver, de Teresina, venceu os últimos três Estaduais e que a capital domina o Piauí com 85 títulos. Mas ainda assim, o estado ostenta sete cidades campeãs (Parnaíba, Picos, Piripiri, Campo Maior, Barras e Floriano). Na Paraíba são oito cidades. João Pessoa lidera com 63, mas nunca um líder teve um rival com tantos títulos. Campina Grande, por sua vez, acumula 36. Há ainda Santa Rita (2), Sousa (2), Patos (1), Sapé (1), Bayeux (1) e Cajazeiras (1).
Piauienses e paraibanos, porém, ficam atrás do estado mais democrático do Nordeste. O Sergipe é palco para dez cidades campeãs. A capital Aracaju lidera com 68, sendo três nas últimas três temporadas. Itabaiana ocupa a vice-liderança com dez conquistas. A cidade de Estância soma cinco, três a mais do que Carmópolis, Maruim e Propriá. Lagarto, Pirambu, Riachuelo e Neópolis, por outro lado, têm um título cada.